Skip to content Skip to footer

Porque é importante responder cartas e e-mails dos PROCONS?

O que fazer?

É bastante frequente que, quando insatisfeitos, clientes/consumidores se dirijam aos PROCONS a fim de resolverem sua demanda.

Uma vez feita a reclamação, a empresa vendedora/fornecedora é notificada para que dentro de um prazo específico ofereça resposta e solucione o problema.

O que acontece muitas vezes acontece é a empresa reclamada negligenciar essa situação e deixar de responder ou resolver o problema dentro do prazo estipulado.

As consequências? A reclamação vira processo administrativo e o PROCON pode aplicar multas que sim, podem chegar a alguns milhares de reais, além de poder imputar o crime de desobediência ao dono da empresa.

Além disso, o consumidor ao não ter sua demanda resolvida, poderá procurar o Judiciário para uma ação de reparação civil por danos morais e materiais.

As vezes algo simples que seria resolvido com o estorno do valor de um produto com ticket baixo ou, explicar e demonstrar que o cliente/ consumidor não tem razão, acaba saindo bem mais caro no fim.